Apresentação

O filme-documentário “Cultura & Educação: Uma nova pedagogia para a sociedade futura” propõe um novo olhar sobre a pedagogia contemporânea, apoiando-se na seguinte questão: quais fundamentos pedagógicos podemos lançar mão para elaborar uma nova proposta de formação, uma pedagogia funcional para o século XXI?

Desenvolvido com o apoio do Ministério da Cultura (Pronac 149154) e direcionado a pais, pedagogos, pesquisadores e educadores, Cultura & Educação traz as bases para a construção de uma nova Pedagogia para a sociedade futura.

Roteiro

Dos princípios fundamentais para a educação saudável da criança à sofisticada formação requerida ao homem líder, o roteiro do filme-documentário Cultura & Educação perpassa a história de uma formação na qual a arte, a cultura e os valores do humanismo histórico e perene faziam-se de base para o lapidar do homem civil.

A partir de duas conferências sobre educação, realizadas por Antonio Meneghetti na sede da Unesco em Paris (2006 e 2007), a Pedagogia Ontopsicológica toma o centro do discurso narrativo do filme, trazendo as bases de uma educação funcional ao homem contemporâneo, pautada pela visão de que cada pessoa, o jovem, a criança são os únicos protagonistas de sua própria história, do seu fazer e de sua construção.

Responsabilidade é o conceito-chave dessa Pedagogia, que resgata o potencial inato em cada indivíduo e procura evoluí-lo historicamente em projetos de real valor humano, educando e possibilitando que cada um seja verdadeiro para si mesmo e funcional para a sociedade na qual se insere, tornando-se solução constante às problemáticas de seu contexto.

Assista ao vídeo

“Pedagogia é a arte de formar o homem-pessoa na função social. Nesta definição está tudo. Portanto, imediatamente se colhe o escopo da pedagogia: formar o homem. Mas este homem-pessoa não é finalizado a si mesmo, é intrínseco ao social. É a sociedade o discricionante, o critério de valor para um indivíduo histórico."
Antonio Meneghetti

ANTONIO MENEGHETTI E A PEDAGOGIA ONTOPSICOLÓGICA

Cases práticos

Apresentados no I Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” os cases da Orquestra Jovem OntoArte Recanto Maestro e a atuação na formação jovem realizada pela Antonio Meneghetti Faculdade ilustram como a Pedagogia Ontopsicológica apresenta-se como um caminho eficaz na formação do jovem líder.

A Pedagogia pela Arte

Por meio do ensino musical, um projeto iniciado em 2008 e que hoje ganha o nome e as dimensões da Orquestra Jovem Recanto Maestro, apoiada pela Fundação Antonio Meneghetti, e sob execução da Associação OntoArte, ensina três valores fundamentais: responsabilidade, civilidade e capacidade.

Assista ao vídeo

Ser, saber e fazer nos remetem a uma formação integral, na qual o jovem tem a oportunidade e a responsabilidade de ser instrumento de real serviço à sociedade e um meio de viabilizar o desenvolvimento sustentável.

A Formação do Jovem

Fundada nos valores do humanismo histórico e do humanismo perene, a pedagogia da Antonio Meneghetti Faculdade tem na responsabilidade o seu conceito-chave para o jovem. Essa pedagogia resgata os valores presentes no Renascimento, compreendendo a relação intrínseca entre formação, arte, estética, cura de si mesmo e a força do trabalho. São suscitados os valores da socialidade, vida ativa, dignidade do homem e a liberdade.

Assista ao vídeo

“Esta escola, este projeto, quer dar uma possibilidade de responsabilidade. Porque também o nosso filho, a nossa criança possui uma alma, um gênio, um Em Si ôntico, possui a presença do deus da vida, e deve revelar-se. A vida tem uma só pedagogia: a seleção do mais forte. O mercado é a seleção do mais forte, a política é a seleção do mais forte, não há nada o que fazer.”
Antonio Meneghetti

Cartilha

A produção de uma cartilha complementa o projeto cultural.

Nela estão contidos textos inéditos sobre a Pedagogia Ontopsicológica, bem como o roteiro do documentário traduzido para as línguas espanhola e inglesa.

Insira os dados no formulário para receber o link para Download.

Contato

Para mais informações sobre o projeto ou para receber os produtos resultantes da produção (DVD e CARTILHA IMPRESSA) entre em contato pelo e-mail projetos@ontopsicologia.org.br ou (55) 3289-1140.

Execução

Patrocínio